Get Adobe Flash player

Tai Chi

cheng_ting_hungFamília Cheng Tin Hung

 

  Tai Chi Chuan de Wudang (武當太極拳) ou Tai Chi Wudang é o nome adotado pelo Mestre Cheng Tin Hung (鄭天熊) para o estilo de Tai Chi Chuan de combate que divulgou a partir de Hong Kong.

  A origem do Tai Chi Chuan é tradicionalmente relacionada aos ensinamentos dos diversos templos taoístas das montanhas Wudang. As práticas de Wudangquan ainda são realizadas diariamente nestes templos seguindo as tradições de centenas de anos atrás, assim Tai Chi Chuan de Wudang também pode ser uma referência a esta prática original, em contraste com as diversas correntes mais conhecidas atualmente que se formaram e cresceram fora dos templos.

  O Tai Chi Chuan de Wudang divulgado pelo Mestre Cheng Tin Hung

Tai Chi Chuan de Wudang (武當太極拳) é o nome adotado pelo estilo de Tai Chi Chuan desenvolvido em Hong Kong (香港) pelo Mestre Cheng Tin hung (鄭天熊) (1930 - 2005).

  Cheng Tin-hung não declarava ensinar um estilo de Tai Chi Chuan específico, mas sua ligação com o Tai Chi Chuan estilo Wu (吳氏) é evidente em suas formas e aplicações. Há diferenças consideráveis entre seu estilo e os estilos de Tai Chi Chuan estilo Wu moderno (do Norte e do Sul) devido às transformações realizadas pelo próprio Cheng Tinhung e por seu mestre, Qi Minxuan (齊敏軒).

  O estilo continua a ser ensinado em Hong Kong, atualmente seu líder é Cheng Kamyan (Zheng Jianen) (鄭鑒恩), filho de Cheng Tinhung. Sua escola se chama "Hong Kong Tai Chi Association" (香港太極總會).

 

A origem do nome do estilo

 

  O Mestre Cheng Tin Hung nomeou seu estilo Tai Chi Chuan de Wudang(ou Tai Chi Wudang como é mais conhecido)de modo a reconhecer e homenagear o lendário mestre taoísta Chang San Feng (張三豐) (pinyin: Zhang Sanfeng), que viveu na região das montanhas Wudang, como o criador do Tai Chi Chuan.

  Desta forma Tai Chi Wudang foi assim batizado por Cheng Tin Hung que nunca clamou estar ensinando um estilo particular de Tai Chi Chuan. Chang San-feng viveu na Montanha Wudang e o nome Wudang foi então assumido para homenageá-lo como fundador do Tai Chi Chuan. Como se pode perceber ao vislumbrar o gráfico da linhagem, o sistema de Tai Chi Chuan da familia Wudang possui ligações com os estilos das famílias Chen, Wu e Yang. Talvez este fato se deva à pesada influência dos ensinamentos transmitidos por Yang Pan-hou e Quan Yu.

Mestre Cheng Tin Hung teve diversos alunos, entre eles um dos mais famosos é o Grandioso Li Hon Ki, no qual é aluno e representante para toda America do Sul.