Get Adobe Flash player

Wing Chun

duncan quando jovem

Família Duncan Leung

 

 

 Após a destruição do templo Shao Lin, Ng Mui transmitiu seus conhecimentos a uma jovem de nome "Yim Wing Chun", que certa vez, teve de se defrontar em um duelo, no qual, consagrou-se vitoriosa.

 

 Mais tarde, ao se casar, transmitiu ao marido Leung Bok To, suas técnicas de defesa. Este, passando a desenvolver o sistema, o denominou como "Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)".

 

 Leung Bok To transmitiu seus conhecimentos a Leung Lan Kwai que transmitiu a Wong Wah Bo. Wong Wah Bo trabalhava na ópera chinesa, e nessa época as companhias de ópera e teatro costumavam viajar de uma cidade para a outra por meio de embarcações. Wong trabalhava no Junco Vermelho com Leung Yee Tai, que era bastoneiro na embarcação, empurrando o barco com um longo bastão onde o rio era mais estreito e raso.

 

 Vindo a saber que seu amigo tinha habilidades especiais com o bastão, pois havia sido aluno do monge Jee Shin, prestou-se a trocar seus conhecimentos de Wing Chun com ele, o que contribuiu para a entrada das técnicas de bastão longo no sistema, que até então só tinha como armas as espadas gêmeas (facas borboletas).

 

 Leung Yee Tai transmitiu a arte de Wing Chun para Leung Jan, um famoso médico da província Fosan, que gostava muito de assistir a ópera chinesa, motivo ao qual, passou a se conhecerem.

 

 Dado as atividades profissionais que exercia, Leung Jan não dispunha de muito tempo para o ensino, transmitindo seus conhecimentos para poucos, entre os quais, seu filho Leung Bek, e Chan Wah Shun, um rapaz que trabalhava no cambio de troca de dinheiro, sendo este conhecido como "Wah o trocador".

 

 Quando idoso, com mais de 70 anos, foi convidado para lecionar Wing Chun na propriedade da família Yip, uma das mais nobres da cidade de Fosan, onde ao jovem Yip Man transmitiu seus conhecimentos.

 

 Depois de seu falescimento, e já adulto, Yip Man praticou com Leung Bek (filho mais novo do mestre Leung Jan), com quem aprimorou seus conhecimentos.

 

 Yip Man começou a ensinar já em idade avançada. Teve muitos alunos, porém, poucos tiveram aulas particulares com ele, dentre os quais, Leung Shiu Hung (Duncan), um jovem vindo da cidade de Macau para estudar no famoso colégio Inglês "Santo Estefano" e que por intermédio do amigo Lee Jun Fan (Bruce Lee) começou a treinar com Yip Man.

 

 Em 1959, Duncan viajou para Austrália para cursar faculdade de economia, e em 1970 chegou aos EUA com sua família, onde reside até hoje.

 

 Li Hon Ki conheceu Duncan nos EUA, por intermédio de seu irmão Robert e chegando ao Brasil, transmitiu seus conhecimentos a uma classe seleta de alunos, dentre eles,  Cláudio Rangel, Alberto França, Hudson Willian e Paulo Jr. que, visando a divulgação do Applied Wing Chun no Brasil, juntamente ao mestre Li Hon Ki, fundaram a associação AWCB com o propósito de unificar e padronizar o ensino Applied Wing Chun do Grão Mestre Duncan Leung em todo o território nacional.

 

 Yip Man teve diversos alunos, entre eles um dos mais famosos é o Grão-Mestre Duncan Leung, no qual o Grandioso Mestre Li Hon Ki é aluno particular  e discipulo Pai Si.